
Cássia Dias(Discente de pós-doutorado do POSMARH/UNIFEI), Profª Fabrina Martins (UNIFEI), Minella Martins (INPE) e Javier Tomasella (INPE) publicam o artigo: “Breaking new ground: First AquaCrop calibration and climate change impact assessment on Arabica coffee”, na prestigiada revista científica Science of the Total Environment (Qualis A1 e JCR 8,2).
☕ O café é a terceira bebida mais consumida no mundo, movimentando mais de US$ 200 bilhões por ano e gerando trabalho para cerca de 100 milhões de famílias globalmente. O Brasil lidera como maior produtor e exportador mundial, com destaque para Minas Gerais e São Paulo, que juntos somam ~85% da produção nacional de café arábica.
🌍 A produtividade do café arábica é altamente sensível ao clima, o que torna essencial o uso de ferramentas como o modelo de produtividade AquaCrop, da FAO, para o planejamento agrícola frente às mudanças climáticas. O estudo traz a primeira calibração do AquaCrop para o café arábica e a avaliação do impacto das mudanças climáticas nessa cultura, abrindo novas possibilidades para o planejamento agrícola diante das mudanças climáticas.
📚 O artigo é fruto da tese de doutorado de Cássia Dias e contou com apoio da CAPES, FAPEMIG e do IRN para tradução e publicação.
Confira a publicação na íntegra: clique aqui