
Impacto na Sociedade
Repercussões dos trabalhos e pesquisas desenvolvidos em um Programa de Pós-Graduação (PPG) são extremamente relevantes e representativos para a sociedade e seu entorno, em suas diversas dimensões. Compreende-se esta sociedade como aquela constituída pelo Estado, pelo mundo do trabalho e as comunidades em seus distintos gradientes sociais e econômicos. Impacto social, portanto, decorre desse diálogo e interação existente entre estes atores, no sentido de propiciar um fluxo desconhecimentos e construção destes entre eles.
Assim, fundamenta-se na perspectiva que um PPG se comporte como um vetor relevante para a estruturação e disseminação deste impacto, que possui uma peculiaridade de ser recíproco, desde que a própria sociedade alimenta de conhecimento o cenário acadêmico. A formação de profissionais competentes e talentosos é uma atribuição clássica do PPG, que, após a vivência de transversalidade e interação com a sociedade, vão contribuir de modo significativo para o desenvolvimento social e ambiental. Trata-se, portanto, de um diálogo intenso e constante, cuja natureza corresponde a um processo de formação mútua e solidária e com horizontes de transformação.
Para discorrer sobre os impactos sociais decorrentes da atuação do POSMARH, ciente que a própria geração de profissionais dotados de competência se constitui em si um impacto indiscutível, optou-se em jogar luz sobre os projetos de extensão desenvolvidos, que representam, pela indissociabilidade com a pesquisa e o ensino, exemplos cabais de inserção social e vivo diálogo com a sociedade. Além disso, como fio condutor, foram utilizados os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) correspondentes à Agenda 2030, com o propósito de catalogar a compatibilidade das temáticas abordadas, conforme exposto no Quadro 1:
Projeto | Descrição |
Disseminação de informações hidrometeorológicas e ambientais para a população itajubense | Os objetivos da proposta são: (a) a retomada das atividades do monitoramento do nível do rio Sapucaí e disponibilização das informações à comunidade através de:https://meteorologia.unifei.edu.br/pag/hidrologia/, (b) contribuir para a disseminação da educação ambiental à população itajubense sendo o conteúdo disponibilizado em https://meteorologia.unifei.edu.br/pag/gpepsa, (c) para disseminar as informações do projeto a coordenadora fará alguns programas na Rádio Panorama e também disponibilizará folhetos/cartilhas explicativas em estabelecimentos comerciais da cidade de Itajubá, e (d), por fim, não menos importante a inserção dos bolsistas nas atividades do projeto para torná-los disseminadores de conhecimento. |
Levantamento Faunístico em áreas preservadas e em recuperação em busca da preservação de corredores ecológicos. | O objetivo do estudo constituiu em fazer o levantamento faunístico do local, e com os resultados, relacionar as passagens destes mamíferos como corredores ecológicos entre as áreas próximas a Reserva Biológica Serra do Toledos. E posteriormente viabilizar estes dados a população. |
Operação Lobo- Guará | Melhorar a percepção dos moradores locais sobre a fauna e motivar a discussão dos problemas e busca por soluções pertinentes ao meio ambiente |
Recuperação de Nascentes em uma Propriedade Rural de Delfim Moreira finalizado | A recuperação de nascentes é uma importante estratégia de conservação da água, aumentando a disponibilidade e a qualidade deste recurso em médio e longo prazo. Os proprietários rurais são importantes no processo de recuperação de nascentes, haja vista a presença de nascentes em suas propriedades. Dentro desse contexto, o presente projeto tem por objetivo, quantificar, recuperar e proteger as nascentes de uma propriedade rural de Delfim Moreira- MG. Espera- se que com as ações deste, a disponibilidade e qualidade da água na região sejam aumentadas, assim como, espera-se que a ação contribua para a qualidade ambiental da região |
Elaboração do plano municipal de meio ambiente e resíduo sólido de Pouso Alegre | Processo PROEX n. 23088.002127/2020-06 Este projeto é importante para a UNIFEI visto que: (i) o objeto desse plano de trabalho está diretamente relacionado à área de pesquisa de 6 professores dos envolvidos no plano, a citar: (a) Estudo da comunidade de plantas no município (Professor Hisaias de Souza Almeida), (b) Instrumentos de política ambiental (Professora Maria Rita Raimundo e Almeida), (c) Educação ambiental (Professora Daniela Rocha Teixeira Riondet Costa), (d) Zoologia de vertebrados (Professor Thiago Venaschi Vieira da Costa), (e) Geotecnia (Professora Nivea Adriana Dias Pons) e (f) Manejo e Conservação do Solo (Professora Eliane Guimarães Pereira Melloni). Além disso, estarão envolvidos com bolsas 4 alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Ciências Biológicas Licenciatura, experiência importante de imersão dos alunos no mercado de trabalho, proporcionando crescimento profissional e acadêmico. E 1 aluno de pós-graduação, também estará engajado no desenvolvimento do plano e poderá usufruir de bolsa de valor condizente ao nível de formação.. |
Aprimoramento da atuação dos membros dos órgãos ambientais municipais de Itajubá e das demais cidades da região | |
Unidades de Conservação da Mata Atlântica e Cerrado: instrumentos de gestão como ferramentas da concretização dos objetivos de criação da área e a relação com o entorno | |
Unifei Sintrópica | Objetivos: 1) Continuar o processo de implementação do Sistema Agroflorestal (SAF) orientado para a difusão dos conceitos de sintropia através da organização do espaço (leiras, matéria orgânica e podas) e diversificação das espécies; 2) Promover a educação ambiental em diferentes níveis de escolaridade e de forma continuada por meio de oficinas, palestras e cursos ofertados; 3) Estudar a dinâmica dos sistemas complexos na prática, especialmente a relação entre biodiversidade e função ecossistêmica, colaborando com a criação de consórcios agrícolas mais resilientes, sustentáveis e apropriados aos pequenos agricultores da nossa região; 4) Produzir material de divulgação (fotos, vídeos, textos e artigos) nos canais virtuais disponíveis relacionados à agroecologia, agrofloresta e conservação do solo e da água; 5) Articular ações dialógicas com a comunidade local. |
Casa da Terra: uma oficina sustentável | O objetivo geral deste projeto é popularizar a construção em terra por meio de capacitação da comunidade interna e externa à UNIFEI) com a concretização de um espaço construído ?Casa da Terra?, que servirá posteriormente como oficina sustentável para realização de outras atividades de ensino, pesquisa e extensão. Para tanto, os objetivos específicos são: i) realização de oficinas de capacitação nas técnicas de confecção de tijolos de adobe e solocimento, superadobe e hiperadode com discentes da UNIFEI; ii) oficinas de capacitação aberta a população (com foco em comunidades rurais, mas aberto a outros segmentos) incluindo participantes interessados da UNIFEI; iv) mutirão de construção da ?Casa da Terra? utilizando materiais a base de solo; v) inauguração da ?Casa da Terra? como oficina sustentável com a realização de uma palestra no tema Construções em Terra, com o público alvo de alunos das escolas públicas de ensino básico/médio. |
Mutirão no parque nacional Serra da Bocaina como instrumento de educação ambiental | |
Sensibilização dos alunos de uma escola municipal rural de Itajubá-MG, a respeito da separação e destinação ambientalmente adequada dos resíduos domésticos | Acredita-se que a realização do projeto foi satisfatória, pois os alunos se mostraram receptivos e entusiasmados com o assunto, tiveram exemplos práticos e relatos reais de pessoas que vivem o tema abordado. Através das oficinas foi possível apresentar soluções simples e eficazes, dando alternativas comportamentais para as crianças que vem obedecendo um padrão pré- estabelecido por seus pais e educadores. Acredita- se, também, que foi possível promover o empoderamento da comunidade escolar da Escola Municipal Francisco Florêncio da Silva, pois propiciou o acesso as informações a respeito da coleta seletiva e da compostagem o que possibilita o desenvolvimento local. Além deste fato, o projeto proporcionou a conexão entre a escola, geradora de resíduos, e a Associação de Catadores, o que impacta positivamente no aumento de sua renda. Este trabalho serve como indicador para possíveis novos trabalhos em educação ambiental de público infantil. Os alunos são visuais, dinâmicos e curiosos, saber aproveitar estes talentos é um verdadeiro desafio para os educadores, e levara o ensino a outro patamar de interação.. |
Projeto composteira na escola municipal São Sebastião – Itajubá-MG. | A partir do projeto de realização de montagem de uma composteira e sua utilização na escola São Sebastião foi possível perceber o âmbito dos alunos e funcionários da escola com a importância de se ter conscientização ambiental. Não apenas para se aproveitar do adubo gerado, mas com a importância da destinação do lixo em geral. Foi possível notar grande comprometimento da escola com relação ao nosso projeto, e de como agregaria conhecimento aos seus alunos. Foi claramente perceptível que os alunos realmente aprenderam mais sobre o meio ambiente depois de nossa palestra e rodas de conversa. Mesmo que já soubessem sobre o tema a ser discutidos, os alunos se mostraram amplamente interessados em participar das discussões e expressarem seu ponto de vista. |
Os direitos de todos para todos | Consiste na elaboração de cartilha informativa acerca dos direitos ambientais englobados nas políticas detalhadas a seguir, bem como na distribuição deste material em dois momentos distintos: uma intervenção realizada no Centro de Vivências da Unifei e outra na feira livre de Itajubá que acontece aos sábados de manhã. Além disso, será feita a mobilização de outros grupos universitários (Coletivo das Minas, Engenheiros sem Fronteiras, Pedala Itajubá, Comitê de Bacia Hidrográficas do Rio Sapucaí, etc) para que construam outras cartilhas que abordem outros direitos e informações que sustentem a garantia dos direitos abordados e participem das intervenções propostas integradamente. Políticas abordadas: Política Nacional de Meio Ambiente; Código Florestal; Política Nacional de Recursos Hídricos; Política Nacional de Resíduos Sólidos; Política Nacional Urbana; Sistema Nacional de Unidade de Conservação |
Sobre o Curso
- Nível: Mestrado e Doutorado
- Avaliação da Capes: Conceito 4
- Duração: 360 horas
- Campus: Itajubá
Coordenação
COORDENAÇÃO

Prof. Luiz Felipe Silva
memarh.pg@unifei.edu.br
Comissão Coordenadora do Programa (CCP)
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Prof. Luiz Felipe Silva (coordenador e presidente da comissão)
Eleito em Assembléia em 23/06/2023
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Representantes Docentes
- Profa. Maria Rita Raimundo e Almeida
- Profa. Nívea Adriana Dias Pons
- Prof. Thiago Vernaschi Vieira da Costa
- Profa. Vanessa Silveira Barreto Carvalho
- Prof. Benedito Cláudio da Silva (suplente)
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Representantes Discentes - Laila Beatriz Leite Andrade
- Lorena Lemos Dias Lara (suplente)
- Eleitos em Assembleia de 28/04/2023
Comissão de bolsas
- Profa. Maria Rita Raimundo e Almeida
- Profa. Nívea Adriana Dias Pons
- Prof. Thiago Vernaschi Vieira da Costa
- Prof. Benedito Cláudio da Silva (suplente)
- Profa. Vanessa Silveira Barreto Carvalho
- Representante discente: Laila Beatriz Leite Andrade
Secretaria
- Isabel Pacheco
- Atendimento presencial: Quarta-feira e Quinta-feira
- posgrad.irn@unifei.edu.br
- (35) 3629-1121 (Telefone fixo e Whatsapp)