
Infraestrutura Disponível
A UNIFEI tem promovido ao longo dos últimos anos, significativas melhorias na infraestrutura física para o ensino, pesquisa e extensão. Podemos destacar os seguintes laboratórios que possuem ligação direta com o programa:
a) CEQUAM – Centro de Estudos em Qualidade Ambiental:
(https://irn.unifei.edu.br/cequam/)
O laboratório CEQUAM dá apoio técnico e científico aos programas de Pós-Graduação da UNIFEI, que apresentam viés ambiental, fortalece grupos de Pesquisa na Universidade; amplia a formação profissional-científica de alunos de Graduação e Pós-graduação. Possui laboratórios para análise química e microbiológica da água, análise da qualidade do solo, além do Laboratório Computacional de Qualidade do Ar e Políticas Ambientais que conta com nove computadores que podem ser utilizados pelos alunos do programa.
b) CERPCH – Centro Nacional de Referência em Pequenas Centrais Hidrelétricas :
(https://cerpch.unifei.edu.br/)
O laboratório CERPCH contribui com estudos relacionados às energias renováveis, destacando-se as PCHs-Pequenas Centrais Hidrelétricas. O CERPCH tem por principal objetivo a divulgação do uso dos recursos hídricos energéticos em pequenas centrais, além de outro como: coletar, sistematizar, divulgar e difundir informações científicas, tecnológicas, econômico-comerciais, socioambientais, estudos e programas; promover a realização de pesquisas e de programas de capacitação e treinamento para pesquisadores, projetistas, fabricantes, empreendedores e usuários finais; acompanhar o desenvolvimento científico e tecnológico e promover o intercâmbio de informações com instituições no Brasil e no exterior; promover e participar de eventos nacionais e regionais; promover edições de revistas, livros, manuais, catálogos, boletins, produções técnico-científicas, vídeos e mídias; prestação de serviços de estudo, análises de viabilidade, inventários entre outros projetos básicos para o beneficiamento da criação de novos empreendimentos na área; fornecer apoio a instituições de ensino para que novas formas e tecnologias de aproveitamento de energia renovável sejam desenvolvidas.
c) CEPreMG – Centro de Estudos e Previsão de Tempo e Clima de Minas Gerais:
(https://meteorologia.unifei.edu.br/)
O laboratório CEPreMG é o primeiro centro de referência em estudos de tempo e clima da região, monitora e fornece a previsão de tempo e clima para todo o estado de Minas Gerais, com enfoque sobre a cidade de Itajubá e cidades vizinhas. O CEPreMG é o principal laboratório de atividades didáticas relacionadas a clima e tempo do corpo discente da Unifei e funciona como um centro de pesquisas em Ciências Atmosféricas, abrigando atividades de grupos de pesquisas com estreitas colaborações nacionais e internacionais. O CEPreMG foi financiado com recursos da própria Unifei, do IRN e com o apoio de projetos de pesquisas coordenados por docentes das Ciências Atmosféricas e financiados por agências de fomento como o CNPq e a Fapemig. O Centro funciona em estreita colaboração com o mais importante centro de previsão de tempo do hemisfério sul, o Centro de Previsão de tempo e Clima do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE) e com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), ambos ligados ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). As Defesas Civis, municipais e estadual são importantes parceiras nesta proposta de serviços de atendimentos e cuidados à população. O Laboratório possui computadores desktop, monitores, projetor multimídia, Pluviômetro digital, Kits de Diagramas, termômetro de solo, Barógrafo, Termógrafo, Evaporímetro, TermoHigrógrafo, Psicrômetro, termo anemômetro digital portátil, termômetro infravermelho e termômetro de solo. Esse laboratório é utilizado para ensino, pesquisa e extensão. No laboratório podem ser realizadas as demandas de aulas práticas e pesquisas na área de Meteorologia e relacionadas por meio de interações, desenvolvimento de programas e modelagens. O CEPreMG vem fomentando aulas práticas na componente Previsão de Tempo. Este Centro tem ainda fornecido subsídios para várias áreas do conhecimento em andamento na UNIFEI, como aproveitamento eólico, dispersão de poluentes e previsão do tempo, sendo que este último componente apresenta forte apelo de extensão, pois os boletins diários emitidos são recorrentemente visitados pela comunidade de uma forma geral.
d) LEAS – Laboratório de Educação Ambiental e Sustentabilidade:
(https://leasunifei.wixsite.com/leas-unifei/sobre)
O laboratório LEAS é a primeira Sala Verde da região, e foi contemplada pelo Edital do Ministério do Meio Ambiente – MMA (Departamento de Educação Ambiental – 2018) tornando-se uma Sala Verde, atuando com pesquisa e extensão. O Projeto Sala Verde consiste no incentivo à implantação de espaços socioambientais para atuarem como potenciais Centros de Informação e Formação Ambiental. A dimensão básica de qualquer Sala Verde é a disponibilização e democratização da informação ambiental e a busca por maximizar as possibilidades dos materiais distribuídos, colaborando para a construção de um espaço, que além do acesso à informação, ofereça a possibilidade de reflexão e construção do pensamento/ação ambiental. Podem se dedicar a projetos, ações e programas educacionais voltados à questão socioambiental, além de cumprir um papel dinamizador, numa perspectiva articuladora e integradora, viabilizando iniciativas que propiciem uma efetiva participação dos diversos segmentos da sociedade na gestão ambiental, seguindo uma pauta de atuação permeada por ações educacionais, que caminhem em direção à sustentabilidade.
e) Carro Plataforma para testes de Turbinas Hidrocinéticas, laboratório construído com recursos CNPq, via INCT, INEOF.
f) Batedor do Canal de Ondas, laboratório construído com recursos CNPq, via INCT, INEOF.
g) Laboratório de Limnologia e Ecotoxicologia, utilizado para ensino e pesquisa. São desenvolvidos ensaios ecotoxicológicos com organismos aquáticos, atualmente: Parameciumcaudatum (Pesquisa do bolsista PNPD Marcus Senra) e Daphniasimilis são os organismos utilizados nos ensaios de exposição aguda e crônica;
h) Laboratório de Meteorologia executa experimentos em escala reduzida acerca do escoamento do vento e conta com 35 computadores.
Esses espaços têm trazido várias conquistas ao corpo docente do Programa e os discentes são beneficiados com ganhos de qualidade e desenvolvimento de pesquisas de interesse local, regional e internacional.
i) LAICA – Laboratório Audiovisual de Informações Climáticas e Ambientais:
O Laboratório Audiovisual de Informações Climáticas e Ambientais (LAICA) tem como objetivos: a) o desenvolvimento de material audiovisual para divulgação de assuntos pertinentes à educação, pesquisa e projetos de extensão envolvendo temas relacionados ao tempo, clima e ao meio ambiente e recursos hídricos, extensíveis a outras áreas de atuação desenvolvidas na Unifei; b) a preparação e o treinamento de discentes e docentes em técnicas de mídia e comunicação; c) apoio as atividades didáticas de cursos de graduação, pós-graduação e extensão.
De forma específica o programa, além dos espaços oferecidos pela Unifei como salas de aula, salas de videoconferência e biblioteca, utiliza vários laboratórios para desenvolvimento de suas atividades que estão disponíveis no IRN, instituto onde está alocado o programa:
- Laboratório de Controle e Análise Físico – Química
- Laboratório de Microbiologia
- Laboratório de Saneamento
- Laboratório de Cromatografia Gasosa
- Estação Agrometeorológica Completa
- Laboratório de Solos
- Laboratório de Geoprocessamento (35 computadores e softwares específicos da área)
- Laboratório de Hídrica Computacional
- Laboratório de Hidrogeologia
- Laboratório de Hidráulica
- Laboratório de Ensaio de Bombas
- Laboratório Hidromecânico para PCH
- Laboratório de Telemetria de Dados Hídricos
- Laboratório de Acústica
Também contempla a infraestrutura do programa:
Casa de Vegetação de 80 m² e controle automático de temperatura e sistemas de irrigação,com controle automático de temperatura, umidade (nebulização) e gotejamento. Uma Câmara Fria para armazenamento de material de pesquisa com capacidade de armazenamento de 10 mil m³. A vinda de novos equipamentos contribuiu para a sustentabilidade e melhoria da qualidade do POSMARH. Casa auxiliar de instalação de experimentos: de 120 m² telada com sombrite (50%) para facilitar a instalação, condição, medição de experimentos que utilizem plantas.
Todos os laboratórios, casa de vegetação e casa auxiliar de instalação de experimentos, contam com equipamentos e material de consumo necessários ao desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão. A atualização constante destes espaços se dá por meio da participação de dos docentes do POSMARH em editais das agências de fomento (FAPEMIG, CAPES, FINEP, CNPq e internos da Instituição). Os pedidos de material de consumo têm sido feitos pelos docentes à coordenação do Programa por meio de memorando, explicitando a importância do material, sua utilização e cotação de valores. Estes são apresentados à Comissão Coordenadora do Programa e, se aprovados, são indicados para compra com recursos do PROAP-CAPES e de recursos da Instituição. Todo o controle de gastos das verbas oferecidas por meio deste programa é feito pela coordenação e aprovação da CCP.
Todos os docentes do programa (POSMARH) possuem salas individuais, sendo distribuídas nos blocos L8, L9, Cequam e bloco M3 da Universidade Federal de Itajubá, todas alocadas sob o Instituto de Recursos Naturais (IRN).
O POSMARH possui, ao todo, 13 salas de aula, com dimensões variáveis (entre 20 – 40 m²), distribuídas no bloco L8 (5), bloco L9 (1), bloco M3 (02), Cequam (01), PRPPG (04). Duas salas específicas para uso dos discentes, sendo uma sala de reuniões e outra de atividades, a qual conta com 06 computadores, mesas, cadeiras em ótimo estado de conservação. Além disso, tem duas salas de auditório (bloco 08 e CEQUAM), sendo uma delas com videoconferência, para a realização de defesas, reuniões e aulas entre professores e pesquisadores de outras instituições, tanto nacional como internacional. O Bloco M3 possui uma sala de reuniões pequena e outra maior, cabendo cerca de 60 pessoas. Todas as salas de reuniões e auditórios possuem datashow exclusivo e ar-condicionado. Foram preparadas pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação duas salas exclusivas para aulas com sistemas de web e videoconferência.
Adicionalmente, no bloco M3, foram instalados os laboratórios de Mecânica dos Fluídos, sob a coordenação do Prof. Arcilan Trevenzoli Assireu, o laboratório de Geoprocessamento, sob a coordenação da Profª Nívea Pons, e o Laboratório de Acústica e Experimentos para Saúde do Trabalhador, sob a coordenação do Prof. Luiz Felipe Silva, todos relacionados aos experimentos de discentes do POSMARH.
Além destes laboratórios este prédio abriga o Posto Remoto da Pró-Reitoria de Pós-Graduação com uma sala e secretária com dedicação exclusiva ao atendimento do programa. A ausência de uma secretaria do programa havia sido apontado na última avaliação, sendo devidamente adequado, fazendo parte, agora, da infraestrutura administrativa do programa.
Foi instalado no bloco I3 o laboratório computacional de Meteorologia com 35 computadores, sob a coordenação da Prof. Vanessa Barreto e no bloco L8 o Laboratório de Educação Ambiental e Sustentabilidade (LEAS) coordenado pela profa. Daniela R. T. Riondet-Costa.
Sobre o Curso
- Nível: Mestrado e Doutorado
- Avaliação da Capes: Conceito 4
- Duração: 360 horas
- Campus: Itajubá
Coordenação
COORDENAÇÃO

Prof. Luiz Felipe Silva
memarh.pg@unifei.edu.br
Comissão Coordenadora do Programa (CCP)
-
Prof. Luiz Felipe Silva (coordenador e presidente da comissão)
Eleito em Assembléia em 23/06/2023
-
Representantes Docentes
- Profa. Maria Rita Raimundo e Almeida
- Profa. Nívea Adriana Dias Pons
- Prof. Thiago Vernaschi Vieira da Costa
- Profa. Vanessa Silveira Barreto Carvalho
- Prof. Benedito Cláudio da Silva (suplente)
-
Representantes Discentes - Laila Beatriz Leite Andrade
- Lorena Lemos Dias Lara (suplente)
- Eleitos em Assembleia de 28/04/2023
Comissão de bolsas
- Profa. Maria Rita Raimundo e Almeida
- Profa. Nívea Adriana Dias Pons
- Prof. Thiago Vernaschi Vieira da Costa
- Prof. Benedito Cláudio da Silva (suplente)
- Profa. Vanessa Silveira Barreto Carvalho
- Representante discente: Laila Beatriz Leite Andrade
Secretaria
- Isabel Pacheco
- Atendimento presencial: Quarta-feira e Quinta-feira
- posgrad.irn@unifei.edu.br
- (35) 3629-1121 (Telefone fixo e Whatsapp)