Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Projetos de Pesquisa

Destacam-se os projetos com participação de docentes e discentes do programa:

  1. Metodologias de Análise Multicritério (MCDA) para aplicações em Transportes, com ênfase em problemas de mobilidade e gestão urbana.
  2. Educomunicação: análise de sua contribuição para o fortalecimento da participação social e dos objetivos de criação de uma Unidade de Conservação da Natureza.
  3. Avaliação ambiental de propriedades rurais localizadas no Bairro Pessegueiro/Itajubá/MG e propostas de manejo: ênfase qualidade e quantidade de água.
  4. Avaliação De Recursos Eólicos Em Sistemas Aquáticos Por Plataformas Flutuantes Estabilizadas Clima E Sustentabilidade Meio Ambiente E Recursos Hidrícos.
  5. Avaliação De Potencial Energético Em Aterros Sanitários.
  6. Caracterização das Propriedades Elétricas e Físicas das Tempestades na Região Sudeste do Brasil.
  7. Cidades, Vulnerabilidade e Mudanças Climáticas: uma abordagem integrada e interdisciplinar para análise de ações e de capacidade adaptativa.
  8. Contribuições para melhor compreensão dos efeitos benéficos e nocivos relacionados à exposição a níveis elevados de radiação solar ultravioleta a partir de medidas espectrais.
  9. Desenvolvimento de um sistema de prognóstico por conjunto de chuvas extremas e sua aplicação em ações de prevenção a desastres naturais.
  10. Derivadores Rastreados por Satélite e Monitoramento Automático de Parâmetros Ambientais Aplicados ao Entendimento da Contribuição dos Afluentes para o Restabelecimento do Rio Doce.
  11. Desafios na identificação das causas e efeitos de florações tóxicas de cianobacterias-aspectos moleculares, ecofisiológicos e toxicológicos.
  12. Desenvolvimento de experimentos sobre os tipos de solos da região do sul de Minas Gerais como instrumento de educação ambiental.
  13. Desenvolvimento de um modelo simplificado de estimativa de radiação solar global para aplicações em modelos de produtividade agrícola.
  14. Desenvolvimento de um Sistema de Prognóstico por Conjunto de Chuvas Extremas e sua Aplicação em Ações de Prevenção a Desastres Naturais.
  15. Desenvolvimento de uma Turbina Hidrocinética Uma abordagem teórica, numérica e a experimental.
  16. Dinâmica dos processos atmosféricos relacionados à distribuição da camada de ozônio, radiação UV e aerossóis entre as regiões Antártica e Equatorial da América do Sul e conexões associadas.
  17. Downscaling Sazonal para a Região Sudeste do Brasil utilizando Dois Modelos Globais como Forçantes.
  18. Estudo De Avaliação De Vazamento Na Escola Estadual Prof. Antônio Rodrigues De Oliveira, Itajubá – Mg.
  19. Estudo Do Prognóstico De Mitigação Potencial De Gases De Efeito Estufa No Estado De Minas Gerais Pela Geração De Energia Elétrica De Biogás De Digestão Anaeróbia Da Fração Orgânica De Resíduos Sólidos Urbanos E De Lodos De Estações De Tratamento De Esgoto.
  20. Estudo e Previsão de Precipitação e Vazão ao Longo do Rio Sapucaí.
  21. Estudo Observacional da camada limite planetária na região de transição terra-água: Implicações para o aproveitamento eólico.
  22. Estudo teórico, experimental e ambiental de rotas de intensificação de processos de biodigestão de resíduos orgânicos: pela adição de biocarvão e outros compostos e pela codigestão.
  23. Estudos meteorotrópicos no Brasil.
  24. Desafios Na Identificação Das Causas E Efeitos De Florações Tóxicas De Cianobactérias.
  25. Monitoramento, Simulação E Operação De Sistemas De Distribuição De Água.
  26. Rede De Pesquisa Em Monitoramento E Modelagem De Processos Hidrossedimentológicos Em Bacias Representativas Rurais E Urbanas Do Bioma Mata Atlântica.
  27. Fungos MicorrízicosArbusculares E Bactérias Rizosféricas Na Produção De Mudas De Oliveiras (OleaEuropaea L.) Cultivadas No Sul De Minas Gerais.
  28. Hydrokinetic Power In Northern Brazil.
  29. Impacto das mudanças climáticas para as principais culturas de clima temperado na região Sudeste do Brasil.
  30. Implantação de uma Plataforma para Avaliação e Estudos de Performance em Aerogeradores e dos esforços dinâmicos na sua Coluna.
  31. Incorporação de previsões climáticas e hidrológicas na gestão da alocação de água no Rio São Francisco.
  32. Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Energias Oceânicas e Fluviais.
  33. Integração de Modelo Atmosférico e hidrológico para Previsão de Vazão em Tempo Real
  34. MCT – Turbina Hidrocinética “Poraquê”.
  35. Microbiologia da agregação de solo de pastagem sob diferentes níveis de degradação.
  36. Model-based Global Assessment ofHydrologicalPressure: GlobalHydroPressure (Análise da Pressão Hidrológica com Base em Modelos Globais).
  37. Monitoramento da camada limite planetária em sistemas aquáticos por plataformas flutuantes estabilizadas.
  38. Nascentes também morrem.
  39. O direito de todos para todos.
  40. Plano de Saneamento de Santa Rita do Sapucaí.
  41. Plano Diretor do Município de Cambuí.
  42. Plano Diretor do Município de Paraguaçu, MG.
  43. Plano Diretor do Município de Pouso Alegre.
  44. Plano diretor e Promoção da Saúde: Intersecções e interações.
  45. Potencial de aproveitamento energético de resíduos sólidos orgânicos no contexto da redução de emissões líquidas de gases de efeito estufa.
  46. Implantação de uma Plataforma para Avaliação e Estudos de Performance em Aerogeradores e dos esforços dinâmicos na sua Coluna.
  47. Incorporação de previsões climáticas e hidrológicas na gestão da alocação de água no Rio São Francisco.
  48. Centro de Hidrogênio Verde (CH2V) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).
  49. Melhoramento do potencial energético de biogás da co-digestão anaeróbia de resíduos sólidos orgânicos como incentivo às fontes renováveis de energias: pré-tratamento do substrato e co-digestão visando ao aproveitamento do hidrogênio.
  50. Aprimoramento do potencial energético de biogás da co-digestão anaeróbia, fermentação escura de resíduos sólidos orgânicos e sistemas híbridos: pré-tratamento do substrato, co-digestão), DIET, ZVI e geração de bio-hidrogênio.
  51. Integração entre Fontes de Energia Renovável: Consorcio para Pequenos Municípios na Geração de Energia por Meio da Biomassa e Solar Térmica.
  52. Avaliação teórico-experimental da produção e uso de hidrogênio verde em Minas Gerais.

Sobre o Curso

Coordenação

COORDENAÇÃO

Design sem nome (5)

Prof. Luiz Felipe Silva

memarh.pg@unifei.edu.br

Comissão Coordenadora do Programa (CCP)

Comissão de bolsas

Secretaria

Rolar para cima
Pular para o conteúdo